Uma semana cetogênica

Completei hoje 7 dias em dieta cetogênica. Não medi níveis de cetose, estou apenas confiando nos volumes de carboidrato, proteína e gordura consumidos.

O resumo da ingestão calórica da semana...

De ontem para hoje ainda rolou uma combinação cetogênica + WD: o almoço do domingo foi extra-caprichado na gordura, então virei 24h sem comer nada. 

O resultado da semana foram 3kg a menos: de 66.1 para 63.1kg. 

Não tive reclamações sobre o cheiro – então provavelmente estou em cetose leve. Confesso que às vezes tem me dado uma vontade louca de comer uma fruta, mas por enquanto vou resistindo. Natal está aí para tentar a gente mesmo ;-)

A maromba não foi prejudicada, mas talvez isso não seja parâmetro: meus exercícios em geral são muito breves, e possivelmente não deu tempo para me sentir fraco... Sábado que vem tem roda de capoeira, se der para ir eu tiro a prova.

Recomendado para você

9 comentários

Click here for comentários
mapelu100
admin
16 de dezembro de 2014 15:05 ×

Olá amigo,gostaria de sua opinião.
Lendo este artigo e outros,resolví postar.
Faço a LCHF cetogênica(35 gr carbs diário)a uns 3 meses já.Não tenho doença alguma,mas o histórico familiar é preocupante.Mãe e pai com pressão alta,mãe e irmã com colesterol total e LDL alto,mãe com diabetes 2,Alzheimer e Parkinson.Pai com arritmia leve.Bom,optei pela dieta mais como preventiva.Pratico atividade física 6x por semana.Recentemente fiz meus exames laboratoriais,e o colesterol total fechou 334,com LDL 253,mas HDL em 63 e triglicerídios em 80.Minha pressão é 100/60 normalmente.
Na calculadora de risco,deu 2%,e não indica uso de estatinas.
Não estou preocupado,pela questão de risco relativo e absoluto,mas vou diminuir um pouco as gorduras saturadas e trocar por monoinsaturadas,sem baixar o percentual total de gorduras diária(62%gorduras/27 proteínas/11 carbos,sendo destes carbos,metade em fibras,fechando as 35 gramas l´quidas).

Dos 62% das gorduras,estarei fazendo 55% de mono,35% de saturadas e 10% de poli.Estava 45 de mono,45 de saturada e 10 de poli.

Talvez,em vez de 4 ovos+abacate pela manhã,2 ovos+peito frango+abacate.
Vou assim por duas semanas e vou fazer novos exames.
Vou colocar 2 jejum intermitente por semana,de 14 horas aproximadamente,sem café "turbo"(manteiga+óleo de côco),deixando o café puro(pela manhã).
Me sinto ótimo,com disposição,ausência de fome,durmo bem,ou seja,tudo vai muito bem.Tenho 44 anos,1,68 metros e 74 kg.Na verdade,como já coloquei,não pretendo de forma alguma sair da LCHF cetogênica,apenas deixar os exames um pouco melhores.
E caso não melhorem,também não vou ficar muito preocupado,te confesso.
O que acha?No caminho certo?Abraço.

Reply
avatar
Teimosia
admin
16 de dezembro de 2014 15:12 ×

Olá, Mapelu100!

Pelo meu calculador de risco, a sua proporção HDL/Total está um pouco abaixo do ideal.

No geral, um colesterol acima de 290 já esteve estatisticamente ligado a risco cardíaco aumentado (assista a excelente palestra do David Diamond: http://www.paleodiario.com/2014/08/como-ciencia-ruim-e-grandes-industrias.html), então eu acho que faz sentido trabalhá-lo sim...

Quais eram as suas medidas antes de começar LCHF ?

Eu, no seu lugar, capricharia mesmo nas gorduras mono e baixaria um pouco as saturadas por um tempo - depois, faria novo exame.

Reply
avatar
mapelu100
admin
16 de dezembro de 2014 16:39 ×

Primeiramente,obrigado por responder.
Antes de iniciar a LCHF meu colesterol era sempre na faixa de 220~230,mas HDL na faixa de 40.Triglicerídios na faixa de 140.
Fazendo a proporção triglicerídios/HDL temos agora 1,4.Pelo que sei,esta proporção indica qual o tipo predominante de LDL que tenho(o do tipo grande e flutuante).COnfere?
Sim,vamos trabalhar um pouco.
Como já coloquei,vou diminuir um pouco a quantidade de ovos ingeridos por dia(de 4 para 2),substituir a manteiga e óleo de côco por azeite de oliva,mantendo a quantidade de gordura total ingerida diariamente no mesmo patamar.
Minha ingesta diária é de aproximadamente 2400 kcal,com 160 gramas de gordura,150 de proteínas e 70 gramas de carbo(35 gramas líquidos).
Como já coloquei também,fazia 45% de saturadas/45% de mono/10% poli diariamente(no quadro lipídico).
Vou mudar para 55% de mono/35% de saturada e 10% de poli.
15 dias e examino novamente.
DOu retorno.
Abraço.

Reply
avatar
Christian
admin
17 de dezembro de 2014 03:54 ×

Opinando:

1 - Não ficou clara a intensidade das suas 6 atividades físicas semanais; se forem 6 dias de atividades intensas, você pode estar forçando demais o seu corpo, o que pode causar-lhe lesões, além de estressar demais o seu corpo de forma desnecessária (física e emocionalmente);

2 - Um perfil tão elevado de colesterol, normalmente, tem um componente genético também; você já investigou se você tem hipercolesterolemia genética? Acho que vale à pena dar uma pesquisada;

3 - Você discriminou o seu peso e altura, mas não comentou nada sobre o seu percentual de gordura corporal, o que impede uma avaliação mais precisa sobre o seu peso, sobrepeso e eventual doença metabólica (apesar da pressão sanguínea indicar que não);

4 - Uma dieta LCHF, no longo prazo, priva o seu intestino, caso você não faça uso de alguma suplementação, de fibras fermentáveis, algo muito importante para o seu intestino e para o seu sistema imunológico. Alguns dos principais gurus do assunto (Chris Kresser e Richard Nikoley) já falaram muito dos perigos de uma dieta LCHF estrita (abaixo de 50g de carboidratos por dia). Dê uma olhada nos sites deles.

Boa sorte!

Abraço,
Christian.

Reply
avatar
mapelu100
admin
17 de dezembro de 2014 09:49 ×

Olá Christian,que bom ver suas opiniões.
Obrigado.
1-Faço musculação dia 1,2,4,5.Nos dias 3 e 6 faço HIIT.
A musculação é feita pesada sim,mas focando apenas dois grupos musculares por vez,limitado a 9 séries por grupo.Por exemplo:SEGUNDA:peito e abdômen.TERÇA:costas e antebraço;QUINTA:ombros e abdômen;SEXTA:bíceps e tríceps.
Esses treinos NUNCA passam de 45 minutos,incluindo o aquecimento.
Na QUARTA e SÁBADO faço um HIIT na bike,treino de 20~25 minutos.Para mim,ele é quase um descanso,pois é muito rápido,mas intenso.
Já fui ciclista "semiprofissional",treinava 7 dias por semana,90 minutos dia,intenso,aquilo sim era estressante.Cheguei a pesar 66 kg.Larguei aquele estilo de vida altamente desgastante para este que descreví.Agora está um refresco só,diria.Ganhei massa muscular e hoje me pesei,e apontou 74,5 kg.

2-Sim,tem histórico familiar de colesterol alto,mas digamos que não seria algo muito alto(acima de 350 total).

3-Percentual de gordura hoje em torno de 9-10%.

4-Sim,consumo abacate e biomassa de banana verde diariamente(amido resistente).

Como já coloquei,meu consumo de carbos diário é de 70 gramas,mas a metade destes é fibra(único carbo que consumo é de verduras).Nos SÁBADOS a NOITE faço uma recarga de carbos,onde geralmente faço sushis de batata doce com couve-flor(em vez de arroz),ou pizza com massa de batata doce com couve-flor.Calculo sempre umas 30~40 gramas de carbo líquidos.Não falho nessa cheat meal.
Me sinto ótimo em cetose.
Muita disposição,treinos a qualquer hora,jejum a qualquer hora,ausência de fome,etc.....
Não pretendo de forma alguma mudar este estilo.
Me parece claro que é só uma questão de ajustes no consumo das gorduras.
Estava usando muito as saturadas(óleo de côco principalmente).
Só de óleo de côco usava 55 gramas diárias,fora as gorduras da manteiga acrecentada nas carnes e os 4 ovos diários.Só os ovos temos quase 1 grama só de colesterol.....diário......

Meu esquema agora ficou bem mais equilibrado,me parece,consumindo bem mais azeite de oliva,limitei o óleo de côco apenas no pré-treino e pós-treino(20gramas).

Vou aguardar 15 dias e vou tirar sangue para avaliar novamente.
Abraço.
Meu consumo diário é de 160 gramas de gordura diária(62% da ingesta total).

Reply
avatar
mapelu100
admin
17 de dezembro de 2014 10:01 ×

UMa foto minha atual:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=631924320266474&set=t.100003467367880&type=3&theater

Reply
avatar
Christian
admin
17 de dezembro de 2014 12:24 ×

Hum.. como suas respostas, ficou mais fácil de ver o quadro completo.

De nada.

1 - Quanto à atividade física parece que está tudo ok mesmo, pois você reversa os grupos musculares exercitados e não faz treinos demorados. Meus treinos são similares aos seus. Eu só não faço a parte da bike.

2 - Bem, então já sabe que vai sempre ter que ficar monitorando o seu colesterao de tempos em tempos devido à sua tendência genética.

3 - Excelente. Sem sobrepeso e possíveis problemas decorrentes do excesso de peso.

4 - Ok. Mas lembre-se que, se aquecer a biomassa, ela volta a ser, quase toda ela, um amido comum. Ela deve ser consumida em seu estado natural.

No mais, acho que você está no caminho certo. A mudança dos tipos de gordura deve ajudar. Lembro-me que o Dr. Souto, em uma situação similar, fez a mesma recomendação que você está sugerindo fazer em sim, isto é, alterar o perfil das gorduras. Então, tudo certo por aqui também. Enfim, reduzir a ingestão das gorduras de origem animal, as quais sempre vêm acompanhadas de colesterol, e focar mais nas gorduras vegetais seguradas (azeite, abacate, azeite de dendê e óleo de coco etc.).

Reply
avatar
Ramon Chaves
admin
17 de dezembro de 2014 14:42 ×

Fala Hilton!

Nesta "semana cetogênica" você tem feito quais refeições? Jejum de 24 horas só rolou no dia da WD?

Você tem medido também a circunferência abdominal como forma de avaliar os resultados?

Grande abraço, parabéns pela revista (já adquiri a minha) e obrigado pelas sempre constantes e ricas informações!!!

Reply
avatar
Teimosia
admin
17 de dezembro de 2014 16:43 ×

Olá, Ramon!

Fico feliz que tenha gostado da revista...

Nesta semana, fiz quantas refeições me deu vontade. No geral, foram 3: café, almoço e jantar. Em um dia, fiquei sem o café, e no outro (WD), sem o café e o jantar. Mas foi natural, não me forcei - como tinha feito um mega-almoço no dia anterior, simplesmente não tive fome.

Só estou acompanhando pela balança mesmo...

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores