Low-carb x Low-fat: Episódio 17

Artigo extraído daqui.

por Kris Gunnars
Publicado pelo New England Journal of Medicine, 2003.

Detalhes: 132 indivíduos com obesidade severa (IMC médio de 43) foram randomizados para uma dieta low-fat ou low-carb. Muitos dos sujeitos tinham síndrome metabólica ou diabetes tipo 2. Os alocados na dieta low-fat tiveram restrição calórica. O estudo durou 6 meses.

Perda de peso: o grupo low-carb perdeu uma média de 5.8kg, enquanto o grupo low-fat perdeu apenas 1.9kg. A diferença foi estatisticamente significativa.


Conclusão: o grupo low-carb perdeu significativamente mais peso (cerca de 3 vezes mais). Houve também uma diferença estatística significativa em diversos biomarcadores:

  • Triglicérides caíram em 38mg/dl no grupo low-carb, comparados a uma queda de 7mg/dl no grupo low-fat
  • A sensibilidade à insulina melhorou no grupo low-carb, e piorou levemente no grupo low-fat
  • A glicemia em jejum diminuiu em 26mg/dl no grupo low-carb, e apenas 5mg/dl no grupo low-fat
  • Os níveis de insulina diminuíram 27% no grupo low-carb, mas aumentaram levemente no grupo low-fat

No geral, a dieta low-carb teve significativamente mais efeitos benéficos no peso e biomarcadores chave neste grupo de indivíduos severamente obesos.

Recomendado para você

2 comentários

Click here for comentários
20 de dezembro de 2014 18:30 ×

Boa Tarde meu amigo. Gostaria de saber, se tens alguns previsão, relativa a alguma artigo que trate de utilização de dietas paleo-lowcarb, e o bom funcionamento do cérebro. Já li os três artigos no blog do Dr Souto que tratam do tema, mas é sempre muito bom ter material neste sentido. Aguardo seu retorno. Muito sucesso!

Angelo Cruz Almeida de Sousa

Reply
avatar
Teimosia
admin
20 de dezembro de 2014 20:43 ×

Olá, Ângelo! Já estou com alguns artigos engatilhados sobre o assunto, mas já tem coisa no blog sobre isso:

http://www.paleodiario.com/2014/11/as-propriedades-antidepressivas-da.html
http://www.paleodiario.com/2014/06/jejum-intermitente-e-dieta-cetogenica.html

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores