1 ano de Paleodiário

Hoje completa-se 1 ano desse blog :-D

Embora a decisão de criar o Paleodiário tenha sido fácil, só comecei mesmo a escrever após quase 6 meses de prática de dieta paleo. 

Quando publiquei o primeiro texto, já havia emagrecido perto de 15kg - e tinha o peso que tenho hoje (embora com composição corporal BEM diferente).

O que começou como um diário propriamente dito, para tranquilizar a família e os amigos ("Olha, pessoal... Apesar de não me alimentar da mesma maneira que vocês, estou saudável - atestado por exames"), tomou corpo e cresceu. 

Comecei a traduzir artigos por causa da escassez de textos em português (na época, não conhecia o blog do Dr. Souto :-), e repentinamente as pessoas começaram a mandar sugestões do que traduzir, a comentar e a compartilhar nas redes sociais. Deu e dá um trabalho do cão, mas compensa - nesses 365 dias, vi muitos (muitos mesmo!) amigos aprenderem a comer comida de verdade, perderem peso e ganharem saúde. Tive diversos bate-bocas, e se não consegui convencer o "oponente", ao menos o deixei pensar no benefício da dúvida. Retomei uma disposição que há anos não via, e a usei principalmente para construir coisas (cadeiras, armários, sofás, cercas), voltar à faculdade e para ensinar à minha filha a importância de comermos coisas que não nos façam mal no longo prazo (ainda é um trabalho em andamento, mas a semente está bem plantada na cabecinha dela!).

Gostaria de agradecer a todos os que leem o Paleodiário, deixando ou não os seus comentários. Devagarzinho, vamos mudando a opinião pública! 

Agradeço também aos que sugerem artigos para tradução - a fila está enorme, por conta da faculdade, mas eu chego lá!

Finalmente, agradeço ao Mark Sisson, que foi o primeiro autor paleo que conheci; ao Dr. Souto pela inspiração de tentar esclarecer as pessoas sobre um assunto tão controverso; aos doutores Boyd Eaton e Loren Cordain, por (re)criarem o interesse nas dietas ancestrais; a Robb Wolf, Chris Kresser, Andreas Eenfeldt, Kris Gunnars, Zoë Harcombe, Stefani Ruper e Lara Briden - que todo santo dia soltam material que vale a pena estudar.

Dito isso, que venha mais um ano de comida de verdade!

Recomendado para você

29 comentários

Click here for comentários
Vitor Faria
admin
25 de setembro de 2014 08:29 ×

Parabéns!
Seu blog faz parte da minha leitura diária todo dia de manhã.
Embora não comente muito por aqui. Mas tenha certeza que em algum lugar, seja no trabalho ou de férias, estou vibrando com o que leio por aqui.
Vida longa ao paleodiário!! Forte abraço!!!

Reply
avatar
25 de setembro de 2014 08:44 ×

Parabéns!
Eu quero deixar um depoimento aqui.
Conheci a Paleo conversando com o marido de uma colega da minha esposa, e daí saí lendo um monte de coisas, principalmente no blog do Dr. Souto, na tentativa de me convencer (ou não) de adotar.
Mas só topei entrar de cabeça nessa depois de ler seu blog. Quando você disse que usou a estratégia de fazer exames, adotar por 3 meses e depois repetir os exames pra ver se não tinha morrido, eu encontrei a estratégia que me faltava para tomar coragem de ser Paleo.
E já se vão 20Kg, desde fevereiro, além da melhora na saúde, da disposição e da composição corporal.
Parabéns e obrigado!

Reply
avatar
admin
25 de setembro de 2014 09:40 ×

Parabéns !!!!Obrigada por fazer o blog, leio todos os dias.

Reply
avatar
mapelu100
admin
25 de setembro de 2014 09:42 ×

Parabéns pelo seu blog. É um dos melhores que já lí.Obrigado por compartilhar as palestras do Dr.Souto.ESCLARECEDORAS!Abraço.

Reply
avatar
25 de setembro de 2014 10:34 ×

Também emagreci mais de 15 kg, mas acho que é essa disposição que você fala que considero meu maior ganho. Semelhante a você, quando descobri que era capaz de mudar completamente a forma como eu via a alimentação, vi que era capaz de muito mais. Sou funcionário público, estavel e com uma vida confortável, decidi que era hora de ser pai e de fazer uma segunda faculdade e foi o que fiz. Faço medicina na UFOP, continuo trabalhando e cuidando de uma menininha. Óbvio que tudo só é possível porque tenho o apoio de minha esposa que é uma verdadeira guerreira. Mas quero concluir dizendo que a dieta paleo despertou em mim uma grande sede de vida. Talvez nem todos experimentem isso, talvez seja um efeito placebo, mas sei exatamente o que sinto e creio que compartilhamos este sentimento. Tenho visto muitos depoimentos neste sentido e a menos que estejamos vivendo um tipo de alucinação coletiva, posso dizer que essa 'dieta' é mesmo do c*.

Reply
avatar
25 de setembro de 2014 10:40 ×

Parabéns.
Abro este blog praticamente todos os dias e nunca vi uma matéria ruim.

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de setembro de 2014 10:41 ×

O benefício da dúvida!

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de setembro de 2014 10:41 ×

Vamo que vamo! Mudando o mundo uma cabeça por vez...

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de setembro de 2014 10:42 ×

Como dizia o Mestre João Pequeno, capoeirista lá de Salvador: "E quem gostou, volte. Porque todos os dias, todos os dias é essa mesma alegria" :-D

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de setembro de 2014 10:47 ×

Gosto muito de um dos casos de sucesso listado aqui no blog (não me lembro qual, agora), onde a pessoa diz "agora sinto que todo dia a vida tem algo novo a me mostrar".

Dieta paleo nos faz querer ser mais, viver mais - não no sentido de "mais tempo" (embora eu acredite que isso aconteça), mas de "com mais vontade".

Ela recupera o nosso gosto pela vida - que é algo que cada vez mais creio existir em cada pessoa, e que é afogado pelo monte de lixo que o mundo nos empurra goela abaixo...

Reply
avatar
25 de setembro de 2014 10:58 ×

Certa vez me perguntaram se minha filha seguiria meu estilo de vida. Eu disse que sim e a pessoa soltou aquele coitadinha. Eu respondi que em minha casa a felicidade não é ilustrada por um arcoiris de confete com uma caixa de sucrilhos no final. Que em nosso mundo ideal as nuvens não são de algodão doce e que precisavamos de muito menos para ser feliz.

Reply
avatar
25 de setembro de 2014 12:44 ×

Raramente deixo comentário mas já sou viciado neste blog desde o começo. Que dure mais 300 séculos.

Reply
avatar
Eduardo Cruz
admin
25 de setembro de 2014 14:53 ×

Excelente conteúdo. Eu me motivei a fazer exercícios de alta intensidade (HIIT) após breve troca de mensagens no blog do doutor Souto. Pesquisei um pouco e adotei o método Tabata Training, de 20s de repetições e 10s de repouso entre as séries. Parabéns pelo primeiro de muitos anos. Sucesso.

Reply
avatar
25 de setembro de 2014 16:10 ×

Hilton,

venho sempre aqui e quase não comento, mas quero deixar meus parabéns pelo seu trabalho e dedicação. É motivador! Forte abraço.

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de setembro de 2014 17:42 ×

E os resultados, como estão ? Eu arranjei uma tendinite na sola do pé (tenho pés planos, e volta-e-meia inflamam - melhorou com paleo, mas não sarou) e estou de molho por uns dias...

Reply
avatar
Ana
admin
25 de setembro de 2014 19:10 ×

PARABÉNS Hilton! Seu blog é genial e fica melhor a cada dia. Continue assim, nós agradecemos ;-)

Reply
avatar
Sonia Salim
admin
25 de setembro de 2014 22:49 ×

Parabéns, Hilton, pelo aniversário do blog e mudança no estilo de vida!

Reply
avatar
Diego
admin
26 de setembro de 2014 00:04 ×

parabens cara! entro aqui todos os dias! um abraco

Reply
avatar
Mariza
admin
26 de setembro de 2014 07:05 ×

Parabéns Hilton!
Seu blog é uma inspiração para mim :)
Continue compartilhando essas informações que são de grande valia! abraço e parabéns!!!

Reply
avatar
26 de setembro de 2014 08:15 ×

Parabéns Hilton, O blog é ótimo. Venho aqui todos os dias para aprender um pouco mais. Vlw.

Reply
avatar
Raquel
admin
26 de setembro de 2014 09:43 ×

Parabéns! Sucesso e muita disposição. Que seus dias tenham 48h...Seu lugar e de todos que você cita já está guardado no céu. rsrsrsrsrs.

Reply
avatar
Letícia
admin
26 de setembro de 2014 15:22 ×

Ué! Meu comentário foi ou não foi? heheh

Reply
avatar
Letícia
admin
26 de setembro de 2014 15:44 ×

Acho que o comentário que escrevi primeiro não foi! Eu disse: Como passa rápido! Conheci seu blog quando tinha alguns poucos posts, e por conta do meu TOC (rs) iniciei a leitura desde o primeiro (assim como fiz com o blog do Dr. Souto). Depois de colocar minha leitura em dia passei a acompanhar diariamente suas postagens! Parabéns pelo trabalho maravilhoso, por compartilhar tanta informação preciosa com a gente, principalmente através das traduções! Me formo em medicina ano que vem, costumo ler em inglês, mas ler em português é sempre mais gostoso, hehehe! Parabéns também pela forma que ensina sua filha! Sempre que alguém me fala que é difícil seguir este estilo de vida, principalmente quem tem filho pequeno, eu dou seu exemplo e indico o blog. Espero ter a sua sabedoria quando tiver minha cria! E sucesso na sua jornada! Não tenho dúvida que será um profissional excelente! Ahhhh!! Continuo no aguardo do abridor de macadâmias para encomendá-las!! Já conseguiu desenvolve-lo? Nunca mais tocou no assunto!! Se tiver alguma notícias avisa pra gente!! Abraços!!

Reply
avatar
Teimosia
admin
26 de setembro de 2014 16:18 ×

Olá, Letícia!

Fico feliz que goste do trabalho, e mais feliz ainda por ser mais uma m´dica que pensa diferente :-) Já definiu a sua especialização ?

Quanto ao abridor, o segundo protótipo quebrou depois de umas 100 macadâmias. Voltou para a prancheta, mas aí recomeçaram as aulas na faculdade e tudo se embolou de novo...

Reply
avatar
27 de setembro de 2014 14:14 ×

Parabéns!!! Conheci o seu blog a pouco tempo e a cada dia admiro mais o seu desprendimento e sua responsabilidade, obrigada por compartilhar tanta informação boa.
Ah! quero mais torresmo.
Abraços!!

Reply
avatar
Letícia
admin
27 de setembro de 2014 16:45 ×

Meu sonho é fazer endocrinologia! Mas tudo depende das circunstâncias quando me formar! Me formo com 32 anos (é meu segundo curso, já sou engenheira) e também preciso casar e ter filhos, rs! E endocrinologia vai me exigir mais 4 anos (2 de clínica + 2 de endócrino). Se eu passar na residência na primeira tentativa provavelmente me entrego de vez.. rs!

Reply
avatar
Amos
admin
28 de setembro de 2014 16:42 ×

Parabéns Hilton. Pessoas como você fazem a diferença. Sempre que posso leio suas fantásticas traduções e postagens. Leitura obrigatória pros meus pacientes, em conjunto com o de Souto. 👏👏👏👏

Reply