Low-Carb x Low-Fat: Episódio 2

Categoria: 1B - Ensaio Clínico Randomizado Controlado
Ano: 2007
Publicado pelo Jornal da Associação Médica Americana (JAMA)

DietaMacronutrientesPerda de peso (kg)Variação de HDLVariação de LDLVariação de TriglicéridesVariação de Glicose
Ornish10% ou menos de gordura2.340.0-3.8-14,9-0.8
LEARN55-60% carboidrato2.18+2.8+0.6-14.6+0.5
Zone40% c / 30% g / 20% p1.6+2.20.0-4.2-1.6
Atkins20g de carb por dia nos primeiros 2-3 meses.
50g ou menos por dia no restante do estudo
4.65+4.9+0.8-29.3.2-1.8


Conclusão: ... as mulheres obesas e com sobrepeso que foram selecionadas para dieta Atkins, que tinha o menor volume de carboidratos, perderam mais peso e tiveram mais efeitos metabólicos favoráveis no geral, após 12 meses, do que mullheres selecionadas para as dietas Zone, Ornish e LEARN.

Recomendado para você

4 comentários

Click here for comentários
Júlia
admin
19 de junho de 2014 21:14 ×

http://www.usp.br/agen/?p=179209

o que vc acha disso? gosto bastante das suas postagens!

Reply
avatar
Teimosia
admin
22 de junho de 2014 14:53 ×

Olá, Júlia

Eu já vi alguns outros estudos que falam algo parecido: aumento da fome quando em JI. Por outro lado, é sabido que o JI reduz a insulina em circulação, o que tem efeitos diretos sobre os níveis de leptina e grelina - teoricamente, deveríamos sentir MENOS fome.

No entanto, é preciso lembrar que qualquer estudo trabalha com médias. E quando se trata de humanos, o desvio da média é algo muito significativo. O meu conselho de sempre, é: só pratique se for confortável. É muito mais prudente ouvir o próprio corpo...

Particularmente, eu só mantenho um jejum se não tiver fome. Pode parecer paradoxal, mas é exatamente isso... Só faço jejum se não estiver com fome :-D

Reply
avatar
22 de junho de 2014 21:18 ×

Eu sou muito feliz LCHF mas não suporto ficar em cetose.

Reply
avatar
Teimosia
admin
23 de junho de 2014 08:36 ×

Eu também não gosto do cheirinho que fica :-) Só entrei em cetose umas 3 vezes ao longo desse 1 ano e meio, e foi sempre sem querer... Mas basta dar uma caprichada nas frutas, que o cheiro de acetona some rapidinho.

Reply