Bisteca seca, nunca mais!

Desde que comecei a praticar dieta paleo, as bistecas se tornaram presença constante na cozinha. Mas eu não tenho paciência para fazê-las uma-a-uma na frigideira, então a receita era temperar e mandar para o forno. Geralmente em 50 minutos a 220C, estão prontinhas.

Só que, apesar da gordura ficar estalando, a carne fica seca. Para mim, não tem problemas - mas a família reclama um pouco.

Ontem, só para ver que bicho dava, resolvi fazer bistecas na panela de pressão. Meus problemas se acabaram-se-se :-)

A receita da vez foi:

  • 6 bistecas grandes (deviam pesar perto de 1.2kg no total)
  • 1 latão de cerveja
  • 1/2 litro de água
  • 1 colher de sal
  • 2 colheres de chá de curry
  • 1 colher de cebola e alho desidratados


Pus tudo na panela, e deixei cozinhar por 20 minutos na pressão. Adeus, secura! E embora a gordura não tenha ficado estalando, a suculência compensou!

Recomendo fortemente!

Recomendado para você

9 comentários

Click here for comentários
26 de junho de 2014 17:40 ×

Latão de cerveja é paleo?

Reply
avatar
JeffersonCN
admin
26 de junho de 2014 23:26 ×

E o glúten da cerveja?

Reply
avatar
Teimosia
admin
26 de junho de 2014 23:55 ×

Uma vez na vida não me mata :-) E de qualquer maneira, o principal da coisa é o fato de saber que na pressão elas não ficam secas... Agora é só variar o molho :-P

Reply
avatar
Teimosia
admin
26 de junho de 2014 23:56 ×

Não, mas eu não sou 100% estrito. Por exemplo, já usei catchup para temperar a bisteca assada. Um bocadinho de açúcar uma vez na vida não vai me matar... E de qualquer maneira, já tinha 8 meses que não tomava cerveja. Essa aí, eu comi :-D

Reply
avatar
Teimosia
admin
26 de junho de 2014 23:56 ×

O curry deu um tom amarelinho. Ficou linda - e gostosa...

Reply
avatar
CMilfont
admin
28 de junho de 2014 09:39 ×

Uma opção é utilizar uma cerveja "sem glúten" (menos de 3ppm) como a Daura.

Reply
avatar
Teimosia
admin
28 de junho de 2014 21:48 ×

Se eu tenho intolerância ao glúten, ela é subclínica. Como a minha regra agora é NÃO tomar cerveja, umazinha de vez em quando não dá revertério não...

Reply
avatar
28 de junho de 2014 22:10 ×

Já tentou o churrasco de panela de pressão? Embrulha vários pedaços de carvão (sim, carvão de por na churrasqueira mesmo) em papel alumínio (faça um "pacote" do tamanho do fundo da panela). Ponha no fundo da panela e arrume as carnes já temperadas por cima: bisteca,frango, linguiça, etc. Tampe com a tampa e deixe por uns 15 minutos depois que pegar pressão. Além do gosto maravilhoso, a pressão deixa a carne suculenta. Delícia!

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores