Jack LaLanne x Ancel Keys

Usei um artigo do Dr. Michael Eades como base para o texto abaixo.

Nos últimos dias, tenho postado artigos sobre "o roubo da história" - a maneira como Ancel Keys influenciou o conceito mundial de "nutrição saudável" durante as décadas de 60 e 70, resultando no desastre da epidêmico da diabetes, obesidade e doença cardiovascular. 

Mas alguém pode afirmar: "O Dr. Keys devia estar fazendo alguma coisa certo, porque viveu até os 100".

Primeiro: o fato de que Keys viveu até os 100, estatisticamente não significa nada. Todo mundo tem um parente em algum lugar que desafiou as estatísticas. E apostaria que quase todo mundo consegue citar alguém que fumou, bebeu e era obeso, e viveu até uma idade avançada. Minha avó materna tem 98 anos, comeu doces exageradamente a vida inteira e não tem problemas com diabetes. Isso não quer dizer que comer doces exagaradamente não tem risco. Para ter um exemplo contrário, meu avô paterno nunca bebeu bebida alcóolica e morreu de cirrose hepática. Isso não quer dizer que NÃO beber faz mal. Para escolher uma figura pública, Winston Churchill fumava, amava o seu álcool, era obviamente obeso, e viveu até os 90.

Não são os indivíduos que interessam em termos de saúde e longevidade, mas as populações como um todo. E uma vez que os EUA (e o resto do mundo, ao que parece) vem seguindo a sabedoria de Ancel Keys, observe o que aconteceu: obesidade e diabetes estão em níveis epidêmicos. Então, enquanto Ancel teve uma vida longa, eu não estou tão certo de que muitas das suas vítimas terão.

Mas, uma vez que as pessoas continuam a apontar que Keys chegou aos 3 digitos alegadamente por seguir suas próprias recomendações, vamos dar uma olhada em outro indivíduo (o que também não significa nada em termos científicos) para efeitos de comparação.

Embora não fosse adepto de low-carb (e inclusive considerasse low-carb "uma bobagem"), Jack LaLanne praticou vegetarianismo pela maior parte dos seus 97 anos: ele dizia "se foi feito pelo homem, não coma". Ou seja, não comia produtos industrializados de espécie alguma - só comida de verdade. Raramente consumia laticínios e pães, e acrescentou carnes brancas (peixe e frango) e claras de ovos à dieta posteriormente - regados com 2 horas diárias de exercícios de força.


Jack LaLanne, em carne e halteres

Agora, vamos assumir que o Sr. LaLanne praticava o que pregava. Ele tinha 93 anos quando a foto acima foi tirada (faleceu em 2011, aos 97 anos). Abaixo, mais algumas.



Eu quero fazer flexões "lalanne" quando crescer!

Abaixo está uma foto de Ancel Keys, tirada quando ele tinha 100 anos. Eu suponho que ele poderia ter uma aparência tão boa quando a de Jack LaLanne, sete anos antes dessa foto ser tirada - mas de alguma maneira eu duvido disso.


Malditos Thundercats!

Então, seja você o juiz. Com quem você gostaria de parecer-se nessa idade ?

Lembre-se dessas fotos na próxima vez que você ouvir alguém tagarelar sobre como Ancel Keys viveu até os 100, e que portanto deve ter feito alguma coisa certa.

Recomendado para você

1 comentários:

Click here for comentários
16 de maio de 2014 20:18 ×

Muito boa esta matéria. Interessante.

Congrats bro sergio cavinato you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores