Cozinhando para a semana

 Dia de estocar carne para  a semana...

Bistecas assadas

Temperei cada bisteca com sal e limão apenas. Estava me sentindo tradicional hoje. 1h de forno.


Barrigada assada

Tirei foto de apenas uma delas, mas assei duas. Temperei com sal grosso e chimichurri apenas, tudo a gosto. 1h30 de forno.


Coxão duro na pressão

  • 1.5kg de coxão duro
  • 1 tomate grande
  • 1 cebola grande
  • Páprica doce a gosto
  • Sal a gosto
  • 300g de molho de tomate
  • Água até cobrir a carne
30 minutos na pressão, e ficou desmanchando... Depois de tirar a carne da panela de pressão e ter deixado apenas o caldo, acrescentei 1 abóbora paulista (descascada, sem sementes, picada) e voltei para o fogo. 15 minutos na pressão, e uma passada pelo liquidificador produziram um caldo de abóbora  da mió qualidade. Recomendo fortemente.


Carne moída com ora-pro-nobis

Já fazia séculos que não comia ora-pro-nobis, e nesse carnaval, ganhei um maço de presente da minha cunhada. 

  • 1kg de carne moída
  • Alho a gosto
  • Sal a gosto
  • Cominho a gosto
  • 1 maço de ora-pro-nobis, lavada e picada
  • Banha para refogar
Refoguei a carne com alho e banha, e deixei ferver (o caldo veio da própria carne). Separadamente, refoguei as folhas com banha, e depois joguei-as na panela de carne. Deixei ferver mais uns 5 minutos. Se sobrar paciência, vou usar como recheio para uns salgados-maromba.


Repolho refogado

Tudo roxo nesse aí: 1/2 repolho roxo picado, 3 dentes de alho roxo, sal a gosto, banha para refogar. Fritei o alho na banha com sal, ajuntei o repolho e deixei a mágica acontecer sozinha.




Taioba com manteiga, shoyu e molho de alho

 Essa foi a semana dos vegetais-que-não-comia-há-muito-tempo. Não consigo me lembrar da última vez que comi taioba... Uma colega de faculdade comentou outro dia que tinha um pé em casa, e hoje trouxe uma sacola cheia :-P


  • Folhas de taioba, lavadas e picadas
  • Manteiga para refogar
  • Shoyu
  • Molho de alho a gosto
Simplesmente refoguei a taioba na manteiga, acrescentei o resto e deixei cozinhar por uns minutos. Com o sal do shoyu e da manteiga, nem precisei salgar. 




Recomendado para você

6 comentários

Click here for comentários
chicletano
admin
9 de março de 2014 17:33 ×

Mas me diga seu menino: voce prepara varios tipos de carne e armazena não sei aonde e vai se deliciando aos poucos durante a semana? È na geladeira que voce conserva tudo isso?

Reply
avatar
Teimosia
admin
9 de março de 2014 17:43 ×

É isso mesmo :-) Coloco todos no freezer, e descongelo 1 por dia. É carne suficiente para as 3 refeições da família. As saladas, faço de véspera.

Reply
avatar
chicletano
admin
11 de março de 2014 22:22 ×

Voce conhece o bolinho cetogênico: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-bolinho-mais-facil-do-mundo.html . Foi neste site que iniciei meus primeiros passos com a dieta paleolítica , e fiquei sabendo do livro " Bariga de Trigo" do Cardiologista William Davis, mais um americano tal qual Willian Dufty escritor do livro " Blue Sugar" que a décadas já alertava os americanos dos maleficios da dieta rica em carboidratos.......

Reply
avatar
Teimosia
admin
11 de março de 2014 23:15 ×

:-)

http://www.paleodiario.com/2013/10/bolinho-cetogenerico.html

Reply
avatar
12 de setembro de 2014 11:23 ×

mas o Shoyo é soja...pode? :)

Reply
avatar
Teimosia
admin
12 de setembro de 2014 12:01 ×

Patrícia, é tudo uma questão de quantidades... Até um pouquinho de estricnina é usado em ressuscitação cardíaca :-)

Eu uso catchup para temperar bistecas, por exemplo. Sei que tem açúcar, mas a quantidade usada é tão irrisória no cômputo geral, que não faz diferença...

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores