Feliz aniversário!

Hoje eu completo 1 ano na caminhada com a dieta paleo. 365 dias que passaram rápido, e tiveram um resultado no qual jamais acreditaria se me contassem.

Fuçando nos meus arquivos, achei o primeiro artigo que li sobre dieta paleo, lá em 2010 (foi enviado por um amigo). Eu achava que tinha sido em 2012... Engraçado pensar que a mensagem ficou 2 anos e meio no meu inbox, antes que eu começasse a praticar. Dá uma certa tristeza pelo tempo perdido, mas também sei que "a volta do mundo é grande", como falamos na capoeira. Tudo tem sua hora.

Desse ano de dieta, aprendi que cuidar do corpo é mais fácil e mais importante do que podemos imaginar. O Jack Lalanne já falava isso desde o início do século XX, e nossos genes vem falando a mesma coisa há 2.000.000 de anos... "Exercício é o rei, e a nutrição é rainha: juntos, você tem um reino".

Praticamente tudo o que a sabedoria convencional nos ensina sobre alimentação saudável, está errado - a nossa memória coletiva enquanto espécie, é muito curtinha. Ainda bem que há paredes de caverna, livros, HDs e drives virtuais na nuvem, para não nos deixar esquecer o passado :-)

Ninguém se lembra que a vovó foi magrinha em sua juventude, que cozinhava com banha e não comia 5 pacotes de Negresco por dia. Só um punhado repara que nas fotos velhas, quase não havia obesos. Poucos correlacionam as "saudáveis" 6-a-8-porções-por-dia-cheias-de-grãos-e-livres-de-gordura com o mundaréu de gente que se graduou diabético nas últimas décadas...

... e quando você pensa em falar sobre voltar a se alimentar "como antigamente", o status quo é tão forte que dá medo. Você está louco ??? E o colesterol ??? Você vai morrer com as veias entupidas !!! Eu até concordo com a retirada da farinha e açúcar, mas esse tanto de gordura não pode ser saudável !!!

Embora a pressão contrária tenha sido grande no início, o trajeto no geral foi fácil. Acho que por ter sido estrito logo de cara, as compulsões por açúcar e farinhas sumiram cedo. Tive dores de cabeça nos primeiros 2 dias, vontade de comer o meu peso em açúcar por mais uns 3-4, e depois passou. Eu estava do outro lado da parede - e acabei arrastando algumas pessoas comigo. Gente que antes debochava, aos poucos foi vendo os efeitos da comida de verdade sobre o corpo, e revendo seus conceitos.

Essa calça estava apertada, 1 ano atrás...

O resultado geral da brincadeira foi, segundo meus últimos exames: 

  • 13.5kg a menos (cheguei a perder 15kg, mas ganhei peso quando comecei a me exercitar - setembro/13)
  • 14% a menos de colesterol total
  • 24% a mais de HDL
  • 9.5% a menos de LDL
  • 7.5% a menos de VLDL
  • 47% a menos de Triglicérides
Razão triglicérides/HDL: quanto menor, melhor!

  • 16% a mais de ácido úrico (esse exame devo refazer em breve - acredito que aumentou por uma "escorregada" e consequente abuso de frutas e carnes embutidas. Coincide também com o início dos jejuns intermitentes - mais novidades em breve!)
  • 8% a menos de glicemia em jejum (não me preocupei em fazer a medição pós-prandial, embora saiba que em praticantes de LCHF, a tendência é que a glicemia diminua após a primeira refeição)
  • 44% a menos de gordura corporal:
    • Antes: 76.5kg, 27% de gordura - sobravam 56kg de músculos, ossos, órgãos e sangue
    • Agora: 63kg, 12% de gordura - sobram 55kg de músculos, ossos, órgãos e sangue
    • Embora eu continue um rato seco em termos de volume muscular, percebo que visivelmente houve ganho de massa magra - peitoral, tríceps e abdominais principalmente. O ganho de força também é notável: em setembro/13, eu conseguia fazer 3 flexões de braço. Hoje, fevereiro/14, faço 40.
E isso tudo fica no âmbito das coisas mensuráveis por exame. Se tomarmos outras condições que sumiram ou melhoraram (e com as quais não me preocupei em analisar o por que), a lista cresce:
  • Unhas quebradiças: nunca mais tive
  • Cotovelos ressecados: reduziram-se ao mínimo
  • Pés rachados: nunca mais
  • Fibromialgia: sob controle, com apenas 2 crises em 1 ano (o normal era ter dor constante)
  • Azia: em 365 dias, não tive azia NENHUMA vez - antes de começar paleo, era no mínimo 1 por dia
  • Acne: praticamente desapareceu
  • Desidrose: melhorou, mas não desapareceu
Teve o lado "ruim" também: praticamente todo o meu guarda-roupa teve que ser apertado ou doado. Não, não estou reclamando :-D

Fevereiro e Dezembro/2013

O que tenho a dizer para quem ainda está na dúvida, é: experimente. Faça um exame de sangue (para tranquilizar a si mesmo e aos amigos e familiares), encare a dieta por 60 dias e refaça os exames.  

Há um bom guia para iniciantes aqui. Para esses primeiros tempos, tente planejar suas refeições com antecedência - almoço e jantar são "fáceis" para a maioria das pessoas, mas a coisa aperta quando chegamos ao café da manhã. Vasculhe os blogs de receitas por algo que te apeteça comer no desjejum (há uma seção de culinária aqui na lateral desse blog, com links para sites em português e inglês).

Leia muito antes de embarcar, e principalemente informe-se sobre a gripe low-carb. Ela é, certamente, uma das maiores barreiras para o novato. Saiba o que é, como tratar, tenha a certeza de que ela passa e que vale a pena aguentar.

Aprenda a lidar com as provocações a descrença - dificilmente você vai conseguir convencer alguém apenas gastando saliva (muitas vezes, nem mesmo com resultados laboratoriais você consegue).

Leia e releia as palavras do Tsunetomo - se você incorporar o significado delas na sua vida, vai sofrer muito menos com todas as coisas (e não somente com a mudança de dieta).

Quando a coisa "engrena", aí é que não tem volta: você sente o (bom) reflexo do que está fazendo sobre o seu corpo, e os hábitos começam a mudar sozinhos. Eu nunca teria imaginado perder a vontade de tomar cerveja. Em mim, ela sumiu depois de alguns meses - eu tomo vinho de vez em quando, mas não é mais aquela coisa de "ter a obrigação de beber". Estou livre. Idem para aquele sorvete pós-almoço. Ou para aquele chocolate no meio da tarde...

Experimente 60 dias. Experimente 30 dias estritos, se achar que 2 meses é muito tempo. No pior caso, 1 ou 2 meses de comida "ruim" não vão te matar. No melhor caso, a sua vida e a sua relação com a comida e a balança vão mudar radicalmente. Depois volte aqui e conte o que aconteceu. 

Quem sabe, daqui a 1 ano, não será a sua vez de comemorar ?

Recomendado para você

18 comentários

Click here for comentários
28 de fevereiro de 2014 10:03 ×

Parabéns!! Resultados incríveis! E seu texto foi muito incentivador! Estou a a 2 meses apenas, já fiz um exame de sangue e comparei com um da mesma época no ano passado, quando eu fazia exercícios e RA, a melhora na maioria dos níveis já aparece e também percebi melhoras em vários outros aspectos. Esse modelo de alimentação é libertador mesmo! Para mim a parte difícil até agora é fazer as pessoas que importam entenderem que eu não estou fazendo nenhuma loucura, que não é uma dieta da moda, restritiva e radical...rs

Reply
avatar
28 de fevereiro de 2014 10:12 ×

Muito bom e parabéns, Hilton!

Reply
avatar
Jussara
admin
28 de fevereiro de 2014 16:43 ×

Já dei os parabéns ontem, mas seus resultados são realmente incríveis, e o texto ficou ótimo! Inacreditável o tamanho do seu pânceps antes e a diferença pra hoje. :D
Eu estou na metade do caminho, que tem sido de altos e baixos; agora é que parece que está começando a engrenar, mas ainda faltam alguns ajustes. Mas espero poder comemorar o meu primeiro ano com resultados tão bons quanto os seus, pelo menos na saúde, já que no físico o processo anda beeem demorado (mulheres, seus hormônios e BF alto. :D).

Reply
avatar
28 de fevereiro de 2014 19:24 ×

UAU! parabéns!!! Incrível as melhoras em termos de saúde e em termos de aparência ^^

Dando uma olhada no 'seu primeiro artigo', estava pensando... venho na msm q a jussara, altos e baixos... nunca consegui abaixar o BF, só aumentar... as mulheres de tribos, a grande maioria, tem uma barriguinha e 'braços gordinhos' e tals... será q esse é o natural pra mulheres MESMO? e ir contra isso é ir contra o nautral e por isso pra mulheres é tão dificil? (além dos hormonios e suas flutuações...). Já vi q o ideal pra mulher, sobre %BF, é cerca de 22%, por questão de saúde. Mas em outras fontes já vi defenderem percentuais menores... qual sua opinião? obrigada! e mais uma vez, parabéns!

Reply
avatar
Unknown
admin
1 de março de 2014 21:03 ×

Muito bom, parabéns!
Estou quase fazendo um ano também... tudo melhorou!
Comecei a leitura do blog do Dr. Souto, exatamente no carnaval do ano passado, e foi aquela coisa, marido enchendo o saco, pq eu não saía do computador, e depois enchendo o saco pq comecei a dieta sem ir numa nutricionista; aí nos comentários do Blog vi que o Dr. Souto recomendava uma nutricionista em São Paulo e fui... bem, ela tirou os carboidratos e o açucar, mas me mandou comer tudo diet e ligth... não fiz isto, acreditei mais no Dr. Souto e tive o resultado que tanto esperava.. emagreci 12 kg em poucos meses... agora estacionei, mas o que ganhei em troca: não mais aftas (despareceram completamente) não mais desidrose (a minha sumiu, mesmo com este verão escaldante aqui em Sampa!!) e só a barriguinha - mulheres, hormônios, que não acabou e me chateia...mas o resto, maravilhoso... e o mais incrível, meu marido aderiu e perdeu 16 kg e secou a barriga de trigo (aí que inveja!) e hoje é o maior incentivador... e já conseguimos uma pá de gente pra nosso lado...
E vamos crescendo... sucesso para nós todos!!!

Reply
avatar
Teimosia
admin
4 de março de 2014 15:46 ×

Contra fatos, não há argumentos!

A minha desidrose melhorou, mas não sumiu... Cada um com suas dificuldades :-D

Reply
avatar
Teimosia
admin
4 de março de 2014 15:49 ×

Priscila, eu acredito no set point, e acredito ainda mais que passar dele exige sacrifícios que não vale a pena fazer. Eu ainda tenho um restinho de barriga que insiste em dobrar quando sento, mas me rendi a ele. Para ficar sequinho tipo "lean gains", vou ter que ter muito mais disciplina do que tenho... Que fique a barriguinha então...

No mais, já comentei antes mas não me lembro em qual post: ainda que não tivesse perdido 1g, eu teria mudado para paleo do mesmo jeito... Os outros ganhos além do peso, superam qualquer estética.

Reply
avatar
Teimosia
admin
4 de março de 2014 15:49 ×

Isso aí! Foco na saúde, que o resto é resultado... Exercício é rei, nutrição é rainha!

Reply
avatar
Teimosia
admin
4 de março de 2014 15:51 ×

Boa sorte! É um trabalho difícil mesmo, tentar convencer os outros de que você não está se matando, nem fazendo só porque o(a) famoso(a) está fazendo, e nem que vai "parar quando emagrecer"...

Reply
avatar
4 de março de 2014 22:38 ×

Obrigada! tbm fico na paleo de qq forma. só de me ver livre da SOP ñ tem preço. hahaha e ñ tem barriguinha NENHUMA nas suas fotos. é neura =P acho q a gente ve mais dfeitno na gente q os outros veem tbm.

Obrigada e abraços o/

Reply
avatar
Jussara
admin
5 de março de 2014 15:08 ×

Parabéns! A barriga dizem que é a última que some, me agarro nisso pra ter esperança de que um dia a minha vá desaparecer. :D
E invejinha mesmo dos homens, que secam a barriga facilmente; e olha que conheço alguns nem seguem à risca (eu faço tudo certo, e a minha permanece).
Quanto à nutricionista que te receitou produtos diet e light, se está lá na lista do dr Souto penso que caberia um aviso a ele, pois ela está indo contra os princípios da páleo e da LCHF.

Reply
avatar
Unknown
admin
5 de março de 2014 19:04 ×

Jussara,
Ela não está na lista. E assim que fui lá eu avisei o Dr. Souto!

Reply
avatar
Unknown
admin
5 de março de 2014 19:04 ×

Não consigo comentar com meu nome Hilton... o que tenho que fazer?
Abadia Pavan

Reply
avatar
Jussara
admin
5 de março de 2014 19:19 ×

Ah, então está beleza, pensei que ela estivesse na lista.

Reply
avatar
9 de março de 2014 07:01 ×

Parabéns pelo site. Cada dia melhor. Já me acostumei a ler . Muito bom. Seus resultados são muito parecidos com os meus. Até o tempo de lowcarb é o mesmo. Meu cotovelo tb nunca mais ficou igual coro de cobra. Quanto ao acido urico o meu tb aumentou um pouco. O médico até me receitou um remédio para abaixar. O seu ainda continua um pouco alto ou melhorou?
Abraços.

Reply
avatar
Teimosia
admin
9 de março de 2014 08:20 ×

Olá, Sérgio! Fico feliz que goste do conteúdo publicado aqui...

Quanto ao ácido úrico, ainda não fiz o controle bimestral. A correria do trabalho, e agora da faculdade, não está deixando sobrar tempo. Vou tentar (de novo) fazer essa semana.

Reply
avatar
Aline Keila
admin
17 de maio de 2014 19:23 ×

Boa noite !!! Lendo seu site vorazmente !!! Obrigado por dividir conosco toda essa informacacao ! Iniciei há singelas 2 semanas e espero ver os resultados tbm ! Minhas unhas estão fortes como NUNCA estiveram na vida , será já um resultado ou mera coincidência ??
Abraço !!!

Reply
avatar
Teimosia
admin
17 de maio de 2014 19:41 ×

Olá, Aline!

Fico feliz que esteja gostando! Quanto às unhas, não é coincidência não... As minhas também nunca mais racharam (e nem a sola dos pés, e nem os cotovelos).

Dê atenção especial aos artigos do Lara Briden, Stefani Ruper e Andreas Eenfeldt!

Reply