Sem laticínios e oleaginosas

Viajei com a família para a praia na primeira semana de janeiro, e fiquei por lá 6 dias. Não senti vontade de beber álcool, então não bebi - de líquido, apenas água com gás ou água de coco. Idem para doces e sorvetes. Me concentrei nas comidas de verdade, mas sem prestar reparo nos carbs ou outros "poréns". 

E assim, mandei ver nas frutas (jaca-dura, umbu-cajá, mangaba, tâmaras, damascos), no amido de mandioca (farofa e tapioca), nas castanhas de caju (comi cerca de 1.5kg nesses 6 dias...) e nos laticínios (coalhada, muçarela, queijo prato e queijo coalho).

Ah, e fiz questão de descansar o tempo inteiro: nem uma sessãozinha de maromba...

O resultado: ganhei 1.7kg em relação ao peso original, e a flora intestinal ainda está se recuperando...

Quero aproveitar o momento para fazer um teste que já vinha ensaiando há tempos: ficar sem laticínios e oleaginosas por um tempo. Não acho que eu tenha problemas com laticínios, mas desde que comecei paleo/LCHF, vivia me perguntando no que daria ficar sem comer os meus queijinhos. 

Bem, a hora chegou. A minha proposta é ficar até o dia 14/02 sem consumir laticínio algum (iogurte, queijo, leite, manteiga, creme de leite, chantilly ou algo que os valha), e também sem oleaginosas (nozes, castanhas do pará, castanhas de caju, pecãs e as minhas amadas macadâmias).

Após essa data, vou avaliar o que mudou e se continuo sem um ou outro (ou ambos). A sensação que estou tendo é praticamente a mesma de quando cortei o açúcar: "caraca, como vou viver sem isso ?". Mas assim como a sensação original passou, suponho que essa vá passar também depois de alguns dias. Sei que muitas pessoas praticam paleo/LCHF sem esses dois componentes, então impossível não é :-)

Recomendado para você

10 comentários

Click here for comentários
14 de janeiro de 2014 19:50 ×

Qual o motivo que vai te levar a ficar sem lacticínios e oleaginosas? Só por causa de ter engordado ou por motivos de saúde?

Abraços e parabéns pelo blog! Acesso todos os dias.

Reply
avatar
Teimosia
admin
14 de janeiro de 2014 22:52 ×

Ana, é um teste apenas. Já ouvi tanta gente falando de como paleo "fica ainda melhor" quando se tira laticínios, que resolvi experimentar. Sobre as oleaginosas, é mais por questões inflamatórias - nos últimos dias, exagerei com força. Agora é hora de por um pouco o pé no freio...

Reply
avatar
Flavia
admin
15 de janeiro de 2014 16:07 ×

Pode comer tapioca na paleo?

Reply
avatar
16 de janeiro de 2014 11:11 ×

Esta é tida como a "última fronteira" a ser transposta na Paleo. Tirar o queijo é muito mais "traumático" do que eliminar o trigo e outros carboidratos. Ainda não tive coragem de fazer essa experiência, mas pelos relatos dos outros estou convencido de que há muitos benefícios. Vou acompanhar.

Reply
avatar
Teimosia
admin
16 de janeiro de 2014 13:45 ×

2 dias completados, e até agora está tranquilo. Percebo que a desintoxicação da semana passada já avançou bem em termos intestinais. Já perdi quase 1kg, e a flora se recuperou do excesso de queijo coalho, coalhada e castanha de caju.

Reply
avatar
Teimosia
admin
16 de janeiro de 2014 13:48 ×

Flávia, os derivados de mandioca (farinha, tapioca, polvilho doce, polvilho azedo, puba) são todos paleo, no meu entendimento. Mas que fique claro: eles não fazem parte de uma dieta low-carb.

Como já perdi o peso que precisava, como mandioca ou batata-doce ou inhame quase todo dia. Não são grandes quantidades, mas sempre como.

Provavelmente estou dentro dos 150g de carbs diários, o que me permite manter o peso sem esforço:

http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/a-curva-de-carboidratos-do-primal.html

Reply
avatar
dayse
admin
23 de janeiro de 2014 08:08 ×

Voce é a pessoa certa pra eu perguntar, estou começando, voce me diria que quanto tempo para o corpo começar a responder por toda essa mudança. Parabéns, vc é uma guerreira.

Reply
avatar
Teimosia
admin
23 de janeiro de 2014 09:04 ×

Olá, Dayse

Obrigado pelos parabéns, mas não sou "guerreira" não. Sou homem :-D

Sobre o tempo, varia de pessoa para pessoa. Eu perdi 3kg no primeiro mês, mas conheço gente que perdeu 1kg e gente que perdeu 8kg...

No entanto, outros resultados foram imediatos: eu tinha azia TODO dia. Quando comecei a dieta, já no primeiro dia não tive mais - e NUNCA mais aconteceu, em quase 1 ano...

Reply
avatar
Schettino
admin
27 de dezembro de 2014 19:39 ×

Meu caro, quase um ano se passou. Foi positivo para o emagrecimento a retirada dos laticínios e das castanhas em geral?

Reply
avatar
Teimosia
admin
27 de dezembro de 2014 19:42 ×

Eu fiquei sem as castanhas e laticínios durante apenas 1 mês... Em mim, não fez diferença alguma reintroduzi-los na dieta. Diferente da cerveja, que após 1 ano de abstinência, agora destrói meu intestino...

Reply