O princípio 80/20 revisitado

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

20percent
Desde a publicação do artigo sobre 80/20, algumas semanas atrás, eu recebi um monte de questões e comentários dos leitores. Muitos me dizem o quanto amam o conceito. É uma característica que torna o PB possível para eles. Outor sugerem que isso deixa muito espaço para escorregões. Finalmente, alguns leitores ofereceram suas próprias interpretações do princípio ou perguntaram o que ele deveria significar em suas vidas cotidianas. Obrigado a todos pelos retornos. Eu amei escrever The Primal Blueprint, e nãoposso imaginá-lo sem a experiência e as sempre-envolventes discussões desse blog. Vamos arregaçar as mangas então, e nos aprofundar nesse conceito.

Primeiramente, vamos rever. O princípio 80/20 sugere que no contexto de compromisso sincero, uma conformidade de 80% com as 10 regras do PB vai te dar um resultado de saúde sólido.

Isso é obviamente um princípio geral, e como tal espera-se que signifique coisas diferentes para pessoas diferentes. Primeiramente, vamos levantar algumas coisas que o princípio não endossa. Ele não quer dizer que você deve obter 20% das suas calorias de sorvetes e 80% de carnes e saladas. Da mesma maneira, ele não foi imaginado como uma "rota de fuga da dieta", para poder se encher de grãos, deixando a gordura e a proteína, ou ignorando um déficit de sono contínuo, etc. Ele não significa malhar 10 meses por ano e tirar 2 meses de folga para vegetar no sofá. Ele não significa escolher suas 8 leis favoritas das 10 leis do PB e jogar fora as outras duas. O princípio 80/20 não é sobre "trapacear" 20% do tempo.

Em resumo, é uma "regra de ouro" para manter as pessoas sãs. É uma característica que torna o PB um estilo de vida completamente acessível, capza de se reconciliar com as escapadas e disrupções do dia-a-dia. Mas aí vem as questões lógicas. Ele significa viver 100% primal por 80% do tempo, ou  viver 80% primal por 100% do tempo ? Apesar dessas descrições poderem descrever bem como as coisas acontecem em uma dada semana para você, eu sugeriria que o princípio não fosse usado como uma fórmula estagnada e rígida, ou uma proporção manipulada.

Ele é um reconhecimento de que a vida não é totalmente previsível e que não vivemos mais no lugar e no tempo que Grok vivia. Ele encoraja as pessoas a se focarem no processo e não simplesmente nos detalhes diários. É sobre tratar pessoas como adultos no mundo real, ao invés de sujeitos não-pensante em um julgamento paternalista. O PB é, por princípios, sobre assumir a responsabilidade completa sobre sua vida e saúde. Sem desculpas, sem culpa. Você não vai ser expulso da ilha se escolher comer um pouco daqueles pratos especiais de feriados ou perder um dia de malhação para ir ao casamento de um amigo.

Entretanto, deixe-me ser claro sobre esse lado também. Ele também não é sobre se esforçar apenas para chegar aos 80%, e não há nada errado com conseguir 100%. Se você fizer um compromisso primal de 80%, adivinha só ? Provavelmente você vai fazer menos. Se você propuser um compromisso de 100%, você vai provavelmente ficar em algum lugar entre 80 e 95% baseado em onde você está na transição para primal.

Deixe-me colocar dessa forma. O princípio 80/20 é um reconhecimento de que somos adultos que assumem a responsabilidade completa por cada escolha, mas que ocasionalmente se encontram em circunstâncias que não permitem 100% primal ou em situações para as quais nós conscientemente aceitamos compromissos razoáveis. Pense nele como um amortecedor, não como desculpa nem como conveniência. Como mencionei da última vez, dê 100% de si ao seu plano e compreenda que está tudo bem quando a vida de alguma maneira dá um jeito de moderar a cena geral. O sucesso primal é menos sobre o que você faz em uma sessão de malhação e mais sobre o que você faz ao longo de um dado mês ou semana.

Para algumas pessoas e algumas circunstâncias, é uma questão de viabilidade. Viagens nem sempre apresentam as melhores opções primais. Um período difícil da sua vida (morte ou doença séria na família, nascimento de um filho, etc) pode temporariamente moderar seu foco ou habilidade de proceder com todas as coisas boas que você geralmente incorpora na sua rotina. E nos aspectos menores do PB, ele pode ser uma questão de acesso. Eu sei que nem todo mundo tem acesso direto ou dinheiro para gastar com carne, manteiga ou vegetais orgânicos, ou diversificar os produtos vegetais ao longo do ano. Às vezes você simplesmente tem que fazer o melhor que pode. Não é uma questão de motivação ou de compromisso aqui, mas a influência de condições externas.

Para outros, é um caso de indulgência consciente. Talvez você esteja de férias (seja na Tailândia ou em Nova Orleans) e realmente queira experimentar um pouco da culinária local. Para você, é parte da aventura. Você autenticamente escolhe dentro do princípio 80/20 para aproveitar o máximo da sua aventura merecida com trabalho duro. (Pessoalmente, essa é a minha manifestação favorita do princípio). Talvez seja uma data especial ou uma reunião de família. Você não usa a situação como uma desculpa para largar o compromisso ao Deus-dará. Você afrouxa as rédeas o suficiente para encontrar o melhor equilíbrio entre a experiência e a saúde.

Deixe-me dizer, também, que o princípio 80/20 é frequentemente mais relevante e valioso durante a transição para o PB. Como muitos de vocês mencionaram, essa foi a parte que fez vocês acreditarem que podiam encarar esse estilo de vida durante a longa subida. Enquanto o PB se solidifica em sua rotina,  geralmente torna-se mais fácil (e mais desejável) viver bem acima dos 80%. Isso se aplica a mim ? Claro. Eu obviamente tenho feito isso por algum tempo considerável agora, e na maioria dos meses eu me pus acima dos 80% em nutrição e exercício. O PB é natural para mim agora, porque todo o meu estilo de vida gira em torno dele. Minha família e bons amigos estão vivenciando os mesmos tipos de escolhas. É uma parte tão grande da minha rotina que eu nem penso nele - exceto quando estou viajando.

Mas tenha em mente que o Primal Blueprint abraça mais que nutrição e condicionamento. Para alguns de nós, essas são as coisas que vem fáceis. Eu estou provavelmente perto dos 100% nesses aspectos pela maior parte do tempo, mas ainda estou trabalhando no quesito stress. Se você está no meio de grandes mudanças na vida, isso pode ser a parte difícil. Emprego novo, mudança para longe, filho novo ? Falando de filhos, talvez o seu maior desafio seja o sono.

Nos comentários e emails, muitos de vocês compartilharam escolhas pessoais e situações de vida e trabalho que moldaram os seus retratos 80/20. Como o leitor Adam sugeriu, pode ser 70/30 nos feriados, mas 90% o resto do tempo. É um número fluido. Acerca do que 20% significa, alguns de vocês planejam indulgências para ocasiões especiais. Outros te dizem para encarar a vida do jeito que ela vem e que se preocupar com planos pode acabar te direcionando para o fanatismo. Alguns mencionaram que o que caía nos 20% meses ou anos atrás quando começaram o PB, não é o mesmo que colocariam nessa categoria agora.

Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores