As 10 regras paleo para festas

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

cocktails
É sexta-feira! Você trabalhou a semana inteira, fez refeições saudáveis, malhou, fez viagens curtas, lavou roupa, levou o cachorro para passear e limpou a casa. Agora, você acha, é hora da recompensa - happy hour. Então, você joga a dieta para escanteio e saboreia um drink doce enquanto come uma porção de lula frita e bate papo com os amigos ? Ou você vai para casa e afunda no sofá com uma tigela de salada ? Felizmente, permanecer saudável e levar uma vida social ativa não tem que ser tão preto-no-branco. Entra em cena Kelly Milton. Kelly é uma expert no que diz respeito à diversão paleo e à navegação na cena social. Ela tem um blog, paleogirlskitchen.com, e é autora do Paleo Happy Hour. Nesse artigo, ela escreve como convidade e delineia 10 regras para festas que vão te ajudar a permanecer paleo em um evento social sem se sentir excluído e sem cair do bonde.

As 10 regras paleo para festas!


Um dos maiores desafios como seguidor de paleo, pode ser o desejo por uma vida social ativa. Você ainda quer se encontrar com os amigos para jantar, ir a festas e promovê-las; tudo isso enquanto se sente incluído e fiel à sua dieta. Beber álcool não é paleo, é verdade, mase é uma parte da vida de muitas pessoas. A comunidade paleo não gasta muito tempo  apresentando suas opções em álcool e mixers. Também, ainda que você se sinta confiante no que beber, a cena social ainda pode apresentar muitos outros desafios. Para algumas dicas rápidas a ter em mente durante funções sociais, eu criei as 10 regras paleo para festas.

1. Primeiro, a comida


Pense na comida antes de mais nada. Se você vai sair para beber, coma uma refeição rica em proteínas e pobre em carboidratos de antemão. Você vai ingerir um monte de carboidratos nos seus coquetéis, então atenha-se às proteínas e vegetais pobres em amido na sua refeição pré-festa, e garanta a ingesta de algumas gorduras saudáveis. Um estômago cheio ajuda a frear a absorção do álcool. ALERTA: não "pule" o jantar porque você está planejando "beber o jantar". Bebidas alcoólicas podem causar picos de glicemia. Ao pular uma refeição você apenas fará o seu pico glicêmico pior, causando o aumento da absorção de álcool.

Comer depois de ter bebido é outra questão. Você pode se achar faminto sem nenhuma opção paleo. Então, coloque um lanche na sua bolsa, bolso ou deixo no carro (algo tipo carne seca ou mix de castanhas), para não ficar tentado a comer pizza às 2 da madrugada. Se você está indo a um jantar ou festa em outra casa, leve uma opção de comida saudável para compartilhar, de maneira que você não fique sem nada para comer em último caso.

2. Esteja preparado


Estabeleça objetivos para a noite antes de sair. De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, os homens não deveriam beber mais de 4 drinks em um único dia, e não mais de 14 por semana; mulheres não mais de 3 por dia e 7 por semana. Tenha em mente o tamanho das doses nos drinks típicos quando estiver contando. Decida quantas bebidas alcoólicas você planeja beber na noite antes de ir. Também, o ato de planejar a hora de parar pode te ajudar a lembrar de contar as suas bebidas noite afora e e permanecer tranquilo. Isso vai tornar a situação mais fácil quando os desafios chegarem.

3. Pratique a regra de entremear água


Essa regra é alternar água entre cada bebida alcóolica. Quando você está numa festa é confortável ter uma bebida em mãos, mas ninguém disse que tem que ser alcoólica. Tente beber água entre os drinks. Isso vai ajudar a te manter hidratado e a reduzir o número de bebidas alcoólicas que você consome. Há um engano de que beber água vai te fazer ficar sóbrio. Entretanto, a hidratação que você obtém da água pode ajudar a te salvar de uma ressaca e diminuir o seu consumo geral de álcool.

4. Seja um compartilhador


Compartilhe seu novo drink ou receita paleo. Não esconda informação de seus amigos! Leve comida saudável e opções de bebida para qualquer festa. Nada é pior que se sentir de fora porque não há opções paleo numa festa, então seja proativo e traga sua própria comida e drinks. Aqui há 50 aperitivos paleo e alguns drinks paleo que você pode levar para qualquer festa. Verifique também o infográfico abaixo para mais idéias de drinks.



5. Use os seus carboidratos


Deixe sua bebida de lado e vá para a pista de dança. Mova-se enquanto estiver na festa. Dançando, andando entre os bares e restaurantes, ou ficando de pé (longe da mesa do buffet), tudo isso vai te ajudar a usar aqueles carboidratos extra. Ainda mais, ir para a pista vai te permitir deixar a bebida para trás e liberar os braços para dançar!

6. Não pregue; Faça!


Frequentemente as pessoas dizem que há coisas sobre as quais você não fala com amigos ou em festas, como política e religião. Eu te desafio a acrescentar paleo à lista. Muitos seguidores de paleo são muito passionais sobre as vantagens de saúde que a dieta traz, e com a mesma empolgação, podem ser muito críticos da dieta americana padrão. É bom se sentir forte em suas crenças, mas é importante ser um modelo a ser seguido ao invés de um pregador. Seja a pessoa na festa que tem a maior energia, uma figura bacana que demonstra as escolhas da comida saudável: seja o exemplo! Fazer uma palestra de 5 minutos sobre porquê o glúten é a morte provavelmente não vai inspirar os seus amigos na festa, mas provavelmente vai ofender, alienar ou enraivecer outros convidados. Se alguém te perguntar sobre o assunto, dê uma resposta curta, de coração, e pronto.

7. Finja até conseguir


Eu tipicamente não sou de promover a enganação, a mentira ou o fingimento sobre nada. Quando se trata de álcool, entretanto, eu acho que pode ser uma escolha válida. Não importa a sua idade, sempre há uma enorme pressão para beber. Às vezes eu acho que você mesmo pode se pressionar a beber. Para evitar os amigos questionando a sua sobriedade, ou fazendo coro para você pegar uma taça de vinho, pode ser mais fácil você simplesmente fingir. Eu estive recentemente em uma festa de cervejeiros, na qual os canecos de todo mundo estavam cheios até a borda com cerveja cheia de glúten. Eu rapidamente encontrei as outras fontes de bebida e enchi o meu caneco com chá gelado e limão. Parecia exatamente igual ao de todo mundo. Se você não está a fim de ficar justificando a sua escolha de não beber, e quer o conforto de ter algo em mãos para bebericar, essa pode ser sua melhor opção. Em bares, peça uma água com gás e uma rodela de limão, que facilmente passa por vodca. Sua carteira e sua cintura vão te agradecer depois.

8. Siga adiante


Se você tomou dois drinks ou cinco e também devorou aquela pizza tarde da noite, acorde no dia seguinte e volte aos trilhos. Você vai ter carboidratos extra para queimar, então planeje exercitar-se. Ainda que seja apenas uma longa caminhada, mover o seu corpo é uma boa escolha. Não abasteça a sua ressaca com comida-lixo. Retome a sua dieta paleo bem de onde você deixou.

9. Crie uma comunidade


Cerque-se de amigos que compartilham ou suportam os seus valores de saúde. Um bom local para conhecer pessoas com o mesmo pensamento é na academia ou na loja de comida. Planeje atividades sociais que não circule em torno de comida ou bebida. Participe de comunidades paleo online para ter ainda mais suporte.

10. Não se estresse


YOLO (You Only Live Once - Você Só Vive Uma Vez)! Você precisa aproveitar a vida e o estilo de vida paleo. Martirizar-se e sentir-se mal toda vez que deslizar, não é jeito de viver. Paleo não é uma prova, um teste. Se você ficar triste sobre cada "roubada", é mais provável que acabe desistindo de vez. Se você está comendo comida de verdade e vivendo o estilo de vida paleo, você está muito além da curva. Então não se estresse e celebre cada pequena vitória!

Recomendado para você

3 comentários

Click here for comentários
ncb
admin
26 de maio de 2014 13:07 ×

Olá!
Estou recomeçando a dieta low carb (já a iniciei várias vezes, mas tenho problemas em resistir às inúmeras oportunidades de jacar), e, agora mesmo, me deparei com uma situação que ainda não aprendi a driblar, que é recusar as ofertas de guloseimas (teve o aniversário da minha chefe, o pessoal trouxe bolo e não consegui resistir, fiquei com vergonha de dizer que não queria e que estava de dieta, porque prefiro não comentar esse tipo de coisa). Como faço para recusar polidamente as ofertas de guloseimas? (é que para nós, gordos, sempre tem alguém querendo empurrar alguma comida lixo, acho que pra essas pessoas parece coerente né).

Reply
avatar
Teimosia
admin
26 de maio de 2014 13:35 ×

Tem muitas maneiras, umas mais e outras menos educadas.

1 - Meu estômago não está muito bem hoje
2 - Descobri que sou celíaco, e não posso comer trigo
3 - Comi alguma coisa no café da manhã que não me fez bem
4 - Estou com azia agora...
5 - Fiquei sabendo que um parente desenvolveu diabetes, e estou com medo
6 - Sou alérgico a [fale o nome de um dos ingredientes da comida sendo oferecida]
7 - Estou fazendo o teste de restringir carboidratos por um tempo para ver o impacto no meu sono

Vai por aí...

Reply
avatar
ncb
admin
26 de maio de 2014 21:47 ×

Nossa, como não pensei nessas respostas antes? Muito obrigada!!

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores