Eu finalmente tenho controle sobre minha vida

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

Mark,

Eu quero te agradecer por mudar minha vida. Eu cheguei ao meu maior peso, 132kg, em 2011 aos 23 anos. Eu tinha tudo funcionando bem para mim, mas não era feliz porque me sentia presa em meu corpo. Havia me casado recentemente com o amor da minha vida, estava gerenciando o restaurante de comida libanesa da minha família, e prestes a me graduar após 6 anos de faculdade. E mesmo minha vida estando tão bem, eu estava horrivelmente deprimida.

Minha vida sempre girou ao redor da comida. Meu pai é libanês, e tem um restaurante libanês no qual eu me sinto trabalhando desde que aprendi a andar. Aprendi que celebrações sempre incluem comida, e que quando eu estivesse "para baixo" ou quando as coisas não estivessem andando bem, a comida sempre estaria lá para mim. Eu sempre fui uma criança pesada, mas não comecei realmente a engordar até o segundo grau. Eu odiei o segundo grau da mesma maneira que muitas pessoas, porque senti que eu não me encaixava, não tinha muitos amigos, etc. Quando fiz 16 anos, ganhei um carro e recebia dinheiro trabalhando no restaurante da família, então as idas diárias ao Wendy's (N.T.: rede de fast food) começaram. Eu comia dois sanduíches de frango picante e batatas fritas quase todo dia após a escola, e então ia para casa comer um grande jantar em família. Antes que eu percebesse o que estava acontecendo, estava chegando aos 130kg pela primeira vez na vida.

Continuei desse tamanho pelo primeiro ano de faculdade. Pensei que queria me afastar da família, então escolhi uma faculdade nas montanhas, cerca de 3h distante. Acabei perdendo 27kg naquele ano porque não tinha um carro lá, e tinha que andar para todo lado. Meu dormitório era no topo de uma colina grande, e a lanchonete era na base da mesma. Quando faz 0 graus do lado de fora e há cerca de 300 passos entre você e a comida, muitas vezes você escolhe simplesmente ficar com fome, ou ao menos eu fazia isso. Depois de um ano naquela faculdade, decidi voltar para casa. Comecei a trabalhar no restaurante novamente, fui morar com alguns amigos e estava verdadeiramente me virando sozinha pela primeira vez na vida. No ano seguinte, tentei fazer a Dieta Atkins em modo "liga-desliga" - que era o que realmente parecia restringir carboidratos por 2 semanas, e depois me entupindo de carboidratos por 2 semanas. Quando estava na restrição e tentando me limitar a 20g de carbs por dia, vivia de carne e queijo e me sentia horrível. Quando eu estava me entupindo de carbs, me sentia ainda pior. De alguma maneira, consegui perder mais 9kg ao longo de 1 ano, me deixando com 95kg - o menor peso que tive em anos.

223870 2058132386679 1645734025 1957939 7527925 n 1
Então conheci meu futuro marido. Instantaneamente, soubemos que queríamos estar juntos, casar e tudo mais que vem com o pacote. Me senti como se estivesse no País das Maravilhas pelos primeiros 6 meses, e esqueci completamente da dieta. Comíamos fora toda noite, ele me trazia chocolate o tempo inteiro - basicamente celebrávamos o relacionamento recém-descoberto com comida. Para ele, não tinha problema por ter sido naturalmente magrinho e capaz de comer o que quisesse sem ganhar qualquer peso. Mas para mim era outra história. Recuperei os 36kg que tinha perdido e ganhei mais alguns, em uma questão de meses. Me mantive perto dos 135kg durante todo o nosso noivado, e até alguns meses depois do casamento. Então levei uma "sacudida". Vi algumas fotos minhas e do meu marido na festa de aniversário dele, e soube que precisava tomar jeito. Um de meus amigos mencionou o MyFitnessPal.com no Facebook e decidi verificar. 

Gostei, e com o meu trabalho sedentário no escritório eu era capaz de estar no computador e registrar toda a minha comida sem problemas. Me inscrevi em 05/08/2011, com 132kg. Depois de 4 meses no MFP e fazendo uma contagem de calorias estritas sem mudança na alimentação, eu tinha perdido cerca de 14kg. Mas minha dedicação estava vacilando e a perda de peso desacelerando muito rapidamente. Nos fóruns do MFP, vi muitas pessoas mencionando a dieta paleo/primal e para minha sorte, uma delas postou um link para o Mark’s Daily Apple. Fiquei viciada. Gastei horas lendo o material do site, olhando receitas, baixando os e-books gratuitos, etc. Essa foi a primeira "dieta" que fez sentido para mim! Foi o meu grande "A-RÁ!". Pedi o seu livro, The Primal Blueprint, de presente de natal, e o devorei em poucos dias. A partir de então, me tornei primal. As primeiras semanas foram as piores, porque meu corpo estava mudando de açúcar para gordura como combustível, e eu estava tentando ajustar meus hábitos alimentares e encontrar novas comidas favoritas. Mas depois que passou, eu sinto como se tivesse sido tão fácil e sem esforço. O peso literalmente derreteu, sem me matar na academia, sem me matar de fome, sem me sentir doente. Em um nao, perdi quase 42kg e cheguei ao peso atual de 76kg. Não me exercitei, mas mudei meu nível de atividade, com meu pai abrindo uma nova loja e eu sendo promovida a gerente geral ao invés de gerente de escritório. Agora trabalho de 55 a 60h por semana, sendo que a maior parte do tempo estou de pé, caminhando pela loja, levantando caixas, contâiners plásticos, etc. Eu não comecei a malhar de verdade até um mês atrás, quando decidi começar a tonificar e levantar pesos.

IMAG09721 zpsbf42765a IMAG0897 1 1

Agora, me sinto uma pessoa completamente diferente. Estou tão feliz e não me sinto mais presa no meu corpo. Sinto como se nada mais estivesse me segurando. Me sinto tão poderosa porque posso correr, pular, erguer coisas, me alongar sem fôlego ou precisar parar para descansar. Tenho tanta energia! Não tenho mais que ficar obcecada com o que como, simplesmente como de acordo com as guias primais e sei que eu estou dando ao meu corpo a comida nutritiva que ele deseja. A comida se tornou combustível (delicioso combustível!), mas não é mais meu conforto, meu ombro para chorar, meu modo de celebrar, ou meu segredinho sujo. Eu literalmente não me lembro de alguma vez ter tido esse peso, apesar de logicamente saber que eu o tive em algum momento. Quando eu fui das roupas de criança para as de adulto, comecei direto no tamanho 46, e então alguns meses depois eu tive que começar a comprar nas lojas "plus size". Agora eu uso uma calça 42 e um top M... e posso comprar EM QUALQUER LUGAR! Pela primeira vez na vida, posso comprar em qualquer loja. Esse mês, corri 1.6km pela primeira vez na vida também! A respeito do meu relacionamento com o marido, estamos melhores do que nunca. Minha confiaça recém encontrada melhorou a relação, e sinto que ele não precisa mais se preocupar comigo. Ele sabe que estou saudável e que vou estar com ele por um longo tempo. E que agora ele consegue aproveitar a minha alegria, ao invés de tentar me tirar da depressão.


522895 10100474950257968 243794391 n 250347 10100431662526928 956638874 n

Agora meus planos são comer de maneira primal pelo resto da minha, perder mais 4kg, chegar ao meu objetivo de 72kg e continuar tonificando e levantando pesos para maximizar o potencial do meu corpo. Estou tão excitada com o futuro e sinto como se finalmente tivesse controle sobre a minha vida. Não posso esperar para te mandar uma atualização dentro de um ano, depois de treinamento com pesos, para você ver como meu corpo estará então!

IMG 20121121 161148 IMG 20121121 161459

Fairuz

Recomendado para você

2 comentários

Click here for comentários
Aline Pozzan
admin
2 de novembro de 2013 00:54 ×

Uau impressionante. Esses depoimentos são animadores e motivadores ! Grata por traduzir.

Reply
avatar
Lili Bolero
admin
2 de novembro de 2013 16:51 ×

Inspiração pura....sei que estou no caminho certo. Obrigada!

Reply
avatar
Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores