Cadê o Timothy agora ?

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.


real life stories stories 1 2
Quem é Timothy ?, você pergunta. Timothy é um cara que submeteu uma história de sucesso alguns anos atrás. Ele também é um veterano do PrimalCon (tivemos a sorte de tê-los, ele e família, em cada uma das convenções até hoje), um mestre Shovelglove, e um grande sujeito em geral. Ah, e você pode reconhecê-lo da Transformação Primal em 21 dias.

Como você já sabe dos artigos "Onde eles estão agora?" anteriores, eu gosto de periodicamente verificar os amigos que compartilharam suas histórias de sucesso para ver como estão indo. Houve O inconquistável Dave e sua atualização O inconquistável Dave: ainda inconquistável (Grok on, irmão, se você está lendo isso) e vários outros (1, 2, 3).

Eu entrei em contato com o Timothy recentemente, e para nossa sorte, ele ficou feliz em fazer uma atualição. E que atualização!
August2002

Primeiramente, aqui está uma foto pre-Primal, da história de sucesso original do Timothy.



Se você aindanão leu a história do Timothy, leia agora: Recuperação completa em uma semana (N.T.: ainda não traduzi essa :-). Vale o seu tempo.


Agora, sem mais delongas, vamos ver como o modo de vida primal tem tratado o Timothy


Caro Mark,

Já fazem 3 anos que descobri o Mark's Daily Apple. Minha esposa tinha acabado de dar a luz ao nosso primeiro filho, e aos 33 eu estava motivado pela primeira vez a fazer um esforço sério para melhorar a minha saúde. Eu sabia que precisava de mais força física e mental para ser um bom pai e esposo. Mas era completamente ignorante sobre exercício e nutrição.

Na minha maior jogada de sorte, esbarrei com o MDA. Intelectualmente, fui convencido. É claro que o corpo humano se dá melhor em seu ambiente nativo; que idiotice não ter pensado nisso antes! Mas o que realmente me convenceu, num nível emocional, foi ler os casos de sucesso daqueles que transformaram suas próprias vidas, completos com fotos fantásticas. Talvez, eu ousei fantasiar, tal mágica pudesse funcionar em um caso perdido como eu!

Cara, eu não fazia idéia.

Pus de lado todas as comidas processadas e peguei uma marreta. Era um jogo divertido para mim, pensar sobre o paradigma e aplicá-lo a cada aspecto da minha vida. As primeiras mudanças vieram quase da noite para o dia, e o gosto de sucesso me deixou faminto por mais. Eu descobrique cozinhar comida de verdade era de fato agradável. E mais tarde, que levantamento de pesos era meu hobby favorito, ainda melhor que videogames!

Alguns meses atrás, decidi aplicar tudo o que tinha aprendido sobre fisiculturismo, aplicando a abordagem Primal ao método Leangains. Isso pareceu o desafio definitivo para mente, corpo e alma. Depois de doze cuidadosas semanas, os resultados me assombraram! Aqui está uma foto de antes de começar a levantar pesos.

Before lifting

Aqui está uma foto depois que eu estava praticando há 1 ano.
After lifting

E aqui estão duas tiradas no final da minha dieta (devo muito à orientação do Andy Morgan).
After lifting and dieting After lifting and dieting 2

Virar Primal não apenas me apresentou ao meu hobby favorito. Me deu mais força e vitalidade do que eu jamais podia imaginar, e aumentou drasticamente o meu contentamento com a vida. Mas mais importante de tudo, recebi o que busquei: ser um pai capaz para o meu filho. Isso funcionou tão bem que logo tivemos outro! (ser Primal tem efeitos notáveis sobre a fertilidade). Aguentar o pique de dois garotos saudáveis é um desafio sério, mas graças à minha graduação em "primalologia" do MDA, estou me dando bem com serenidade.

Só por diversão, aqui estão 8 dos meus pensamentos após 3 anos. Espero que eles inspirem aqueles que vierem depois de mim, e agradem aqueles que vieram antes:

Nós temos mais potencial do que nossas mentes pequenas podem imaginar. As pessoas raramente apreciam o quão fantásticos nossos ancestrais foram. Somos todos descendentes de uma dinastia inquebrada de sobreviventes heróicos, que alonga-se milhões de anos apenas na linhagem dos hominídeos. Esse legado vive nos nossos gentes, mais forte que nunca, mas esperando pelo ambiente correto para se expressar. Cada humano vivo é uma jóia única que só precisa de um polimento primal para brilhar. Esse polimento pode durar uma vida inteira. Nossos sonhos mal-e-mal arranham a superfície!

Homo Sapiens precisam se agachar. Como animais bípedes, essa é nossa adaptação física mais distinta. Meu filho, ainda na primeira infância, faz perfeitamente, por instinto. Mas à medida que crescemos, nos tornamos aleijados pelo sedentarismo e perdemos nossa capacidade de fazer esse movimento báciso. Quanto mais negligenciamos o agachamento, mais desconfortável ele se torna, e nós o evitamos ainda mais, até que mal podemos nos erguer de uma cadeira. Mas vale a pena trabalhar esse desconforto e descobrir o que você sabia enquanto criança, porque agachar-se é a fundação da força humana.

Homo Sapiens precisam jejuar. Como sobreviventes onívoros, essa é nossa mais distinta adaptação metabólica. Não é nenhum segredo que os humanos antigos sobreviveram incontáveis ciclos de abundância e escassez. Como J. Stanton diz, "presas pastam, mas predadores jejuam e empanturram-se". Nossos corpos funcionam melhor nessas condições. Isso funciona em pelo menos 3 níveis: jejum intermitente diário (por exemplo, "pular" o café da manhã), ciclo calórico diário (comendo excessivamente após uma caçada, comendo "de menos" e descansando em outros dias), e reciclagem sazonal (muitas calorias durante alguns meses, e quase insuficientes em outros). Quais são a frequência e magnitude ótimas ? Estou fazendo o meu melhor para descobrir…

MARRETAS! Há alguma ferramenta de exercícios melhor ? Ok, halteres são melhores para construir força. E kettlebells são divertidos e funcionais. Mas para mim, nada soletra melhor "festa paleolítica" do que um pedaço de pau com um peso na ponta. Você pode bater com ele! Pode balançá-lo! Pode jogá-lo para cima, girá-lo sobre a cabeça, balançar um em cada mão como um guerreiro louco! Meu favorito pessoal é simular combates pré-históricos. Inventei um protocolo de combate com martelo que combina mover-se a passo lento, fazer sprints e erguer coisas pesadas para uma sessão de malhação monstruosamente divertida e puxada, e que foi extremamente eficiente nas semanas finais da minha dieta.

Verdadeiro êxtase em dominar levantamentos pesados. Todos falam sobre o "barato dos corredores". Como é que ninguém fala sobre o "barato dos levantadores" ? Nos dias que faço deadlifts com repetições no meu limite, ou faço um power clean e ergo um haltere acima da minha cabeça com toda a minha força até que ele finalmente chegue ao solo - a euforia é indescritível. É como ser eletrocutado com ecstasy puro, ou ter a mente unida com a de alienígenas, ou morrer e ressuscitar no mesmo instante. Só que melhor! O feito era menor quando comecei a levantar pesos e meu corpo estava aprendendo a se exercitar. Mas agora que pratiquei por 1 ano em meio, continua ficando mais e mais intenso. Esse sentimento é toda a motivação que preciso para continuar levantando!

Acorde seu paladar. "Eu não posso viver sem pão". Esse era meu medo mais assustador quando me tornei Primal. E abandonar não apenas pão, mas todas as formas de comida de passarinho! Mesmo enrolados de canela, Deus me livre! Talvez fosse o vício na gliadina, talvez o hábito de ter crescido com fast food, mas eu estava realmente preocupado com uma sentença perpétua em uma cozinha desprovida de todo prazer. HA! Agora eu compreendo que pão, e todos os outros estímulos supra-normais dos "substitutos de comida" modernos, deixaram adormecido o meu paladar para os sabores sutis de comida de verdade. Depois de desligar a estática, meu senso de sabor acordou lentamente. Ovos, salmão e búfalo são tão satisfatórios para mim agora quanto o pão costuma ser, com o bônus que me sinto ótimo após comê-los. Quanto aos enrolados de canela, eles não podem competir com um pote de bordo, canela, coco e quinoa. Eu fiz o experimento recentemente, e os resultados não foram nem próximos.


Força de vontade não existe. Isso foi um choque para mim, porque o senso comum é de que o sucesso, especialmente numa dieta, vem de tomar uma decisão e se agarrar a ela. Mas quando eu penso honestamente sobre isso, nenhum dos meus sucessos veio da força de vontade. Quando eu tentei confiar na "força de vontade", era quase sempre uma auto-sabotagem. O que funciona, ao invés ? Hábito, distração, diversão, desespero, vaidade, obsessão, dissonância cognitiva, vício em endorfina, a necessidade de "mostrar para eles", o desejo de deixar um bom exemplo - são algumas das ferramentas que funcionaram para mim em vários contextos. Mas força de vontade, o que é que isso significa mesmo ? É apenas uma ilusão. Como a consciência!

Dar um bom exemplo. Estamos todos juntos nesse barco. Eu honestamente acredito que todo mundo se tornaria Primal se soubessem como é que nos sentimos. Quão mais feliz o nosso mundo seria! Mas como as pessoas podem vir a saber ? Nem todo mundo é sortudo o suficiente para trombar com o MDA. Mas a confrontação também não é produtiva. A única coisa que podemos fazer é dar um bom exemplo. Poucas pessoas percebem. Menos ainda perguntam. Mas quando abrimos a cabeça de outra pessoa, ainda que seja apenas uma, essa ação ecoa através da eternidade. Não é dado a todos nós ter filhos, ou criar monumentos culturais que vão durar mais que nós mesmos. Mas nós todos temos uma chance com a imortalidade através dos nossos irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas na raça humana.

Cada um de nossos ancestrais, sem exceção, até o humilde protozoário, prevaleceu quando incontáveis outros falharam. E assim, nós andamos sobre a Terra agora. Somente por um instante, mas o clarão de um raio é suficiente para iluminar o mundo. Onde nós vamos "cair" a seguir ?

Grok on,
Timothy


Recomendado para você

Thanks for your comment

Sobre o autor

Mineiro de Teófilo Otoni, morador de Belo Horizonte. Gosto muito de comer, e depois de alguns anos chafurdando na comilança de bobagens, decidi tomar tento e passar a comer comida de verdade. Descobri o modo de alimentação paleo/LCHF em meados de 2010, mas só comecei a por em prática em fevereiro/2013.

Hoje, sou mais feliz - e os exames de laboratório estão TODOS melhores :-D

Acompanhe minha trajetória em fotos aqui.

Aviso!

Este blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em auto-experimentação com dieta paleo, e também por artigos traduzidos - estes produzidos por estudiosos do assunto. As opiniões expressas aqui, minhas ou de outros autores, não podem substituir as de seu médico. O que funciona bem para mim, pode não funcionar para outras pessoas. Se você escolher seguir alguma das opiniões aqui publicadas, faça-o com o conhecimento do seu médico!

Visualizações

Seguidores