Análise gráfica

Abaixo, o meu gráfico de peso atualizado. Desde 28/02/2013, tenho me pesado praticamente todos os dias (quando falha, eu repito o mesmo peso do dia anterior).

A reta vermelha foi ajustada a partir dos pontos de medida diários, e representa em última análise, a "velocidade" com que perdi peso. Tomando a data de hoje, perdi 50g/dia ao longo desses 270 dias. Nas primeiras semanas, obviamente, a média foi muito mais alta - nos primeiros 7 dias, perdi 2.2kg (ou seja, mais de 300g/dia)...

A reta amarela está fixa em 62.5kg - o peso que eu queria ter, e que pretendo manter. Desde o início de setembro/13, estou circulando em torno dela - subo para 64, desço para 61, e por aí vai. É uma das coisas mais bacanas de comer comida de verdade, o fato de você conseguir controlar o seu peso sem fazer grandes sacrifícios e sem se entupir de venenos.

A ligeira alteração no final do mês de agosto se deve a uma sinusite, que tive que tratar com prednisolona - famosa por causar retenção de líquidos. Foi só a doença acabar e o uso da droga ser suspenso, para o peso cair de novo.

Ao longo do processo, passei por diversos "platôs" (períodos em que o peso não cai) e "rampas" (períodos em que o peso aumenta quando "deveria" cair). Dava um certo desânimo, mas nunca o suficiente para desistir e relaxar :-D


Clique para ampliar

O plano para 2014 é manter a faixa dos 62.5kg, mas com um percentual de gordura menor. Para isso, malhação em estilo primal vai ser a chave. Hoje estou com 12-13% de gordura corporal - pretendo ficar em 10% ou menos (se ganhar peso mantendo esses 10%, melhor ainda :-)

Mas se não for possível, não vou esquentar a cabeça também não... A saúde é mais importante que a aparência física (na verdade, acredito que a segunda é consequência da primeira), acredito que estou no caminho certo - para sempre.

Recomendado para você

6 comentários

Click here for comentários
25 de novembro de 2013 18:40 ×

Excelente post. Acho realmente ideal mostrar que o platô é temporário e que também 50g/dia é um resultado muito bom e saudável. O meu tá parecendo um tobogã, rsrsrs... mas pelo menos está descendo...

Hilton, estou fazendo uma tabela no Excel e gerei um gráfico. Você poderia me dizer como você copiou e colou no seu blog. Já tem algum tempo que tento fazer uma postagem semelhante a sua e não consigo colocar o gráfico.

Reply
avatar
Teimosia
admin
25 de novembro de 2013 22:23 ×

Olá, Almério

É importante também perceber que a perda média vai diminuir com o tempo - é impossível perder 300g por dia, todo dia durante 6, 7, 8 meses. Dependendo do peso, o fulano vai é sumir se mantiver o ritmo...

O organismo se auto-regula, e chega um momento em que você "bate no fundo". Para passar dele, só com sacrifício - que eu não estou disposto a fazer :-) Desde que cheguei à casa dos 62-64, não mudei a alimentação - mas "parei" de emagrecer - ganho numa semana, perco na outra, e fica sempre rodando perto da reta amarela...

Sobre a imagem, se você apertar a tecla "PrtScrn" (ou "Print Screen"), o Windows vai "tirar uma foto" do que estiver sendo exibido no momento, e colocar na área de transferência. Daí, você entra num programa de edição de imagens qualquer e aperta "Control+V". A imagem capturada vai ser colada no editor, então você corta do tamanho que quiser...

Atenciosamente,
Hilton

Reply
avatar
26 de novembro de 2013 04:09 ×

Valeu, obrigado pela força!!!

Reply
avatar
Renata dipp
admin
26 de novembro de 2013 08:26 ×

Parabéns Hilton, tenho seguido vc desde setembro, guando eu mudei minha alimentação para LCHF/Páleo, não tive ainda uma redução de peso, mas na cintura já diminui 10 cm. Tenho uma dúvida, vc chegou a ler a relação do cloridrato de metformina com o nosso estilo de vida? Procurei em vários blogs e sites mas não li nada, pois eu tomava (não tenho diabetes) por recomendação e desde setembro não tomo mais, mas eu creio que ainda estou com essa porcaria circulando e isso não me deixou "enxugar" melhor.
Abraços
Renata

Reply
avatar
Teimosia
admin
26 de novembro de 2013 09:23 ×

Olá, Renata

Eu nunca tinha ouvido falar da metformina, mas acredito que 2 meses já deveriam ter eliminado o medicamento do seu corpo... De qualquer maneira, a redução de medidas sem redução de peso só me parece viável se você estiver malhando - ou seja, trocando massa gorda por magra. É o caso ?

Talvez uma pergunta no blog do Dr. Souto possa te esclarecer melhor...

Sobre a estagnação (ou ausência) da perda em si, duas considerações:

1 - você deu uma olhada nos artigos que publiquei, do tipo "Razões para não estar perdendo peso" ?
2 - mantenha o foco na saúde. Eu eliminaria os venenos da minha dieta da mesma maneira, ainda que isso me fizesse engordar (o que não é o caso, muito antes o contrário). Quando os nossos olhos se abrem e percebem a quantidade de porcarias que comemos e o mal que nos fazem, não tem mais volta...

Abraço,
Hilton

Reply
avatar
Renata dipp
admin
26 de novembro de 2013 14:16 ×

Hilton, sempre malhei, eu notei diferença nas roupas, porém no peso não muito, quase não cometi erros, não me preocupo com o peso em si, mas sobre esses venenos que os "médicos" entopem a gente, mas estou bem feliz pelas reduções de medidas. E o mais legal, não passo fome... adoro comer...Obrigada
abraços
Renata

Reply